Controle de Qualidade - DAEMO Ambiental - Olímpia-SP

Controle de Qualidade

O controle da qualidade é feito no momento em que a água entra na estação, estendendo-se até as residências, onde existe um monitoramento através de coletas nas residências, escolas, creche e hospitais, realizadas semanalmente, sendo que a potabilidade da água tem de estar de acordo com a OMS (Organização Mundial de Saúde).

Com a vigilância municipal, estadual e federal, o DAEMO cumpre criteriosamente a Portaria 518/2004-Ministério da Saúde, que são normas e padrão da potabilidade de água destinada ao consumo humano.

Além disso, para chegar até as torneiras com boa qualidade e atender as necessidades da população à água percorre um grande trajeto. Atento a isso o Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Olímpia conta com um capacitado corpo técnico que atua no laboratório e nas ETAs, de modo que à população possa tomar uma água sem quaisquer danos `a saúde. Todo esse sistema de controle de qualidade está integrado à Seção de Operação e Tratamento com responsável técnico profissionalmente habilitado.

Rotineiramente são feitas as seguintes análises físico-químicas no Laboratório e nas ETA's do DAEMO:

a) Diariamente a cada duas horas são analisados os seguintes parâmetros:
- PH, Cloro residual, Flúor, Turbidez, Cor.

b) uma vez pôr semana são analisados os seguintes parâmetros:
- Alcalinidade, CO2, Alumínio, Ferro Total, Dureza, Cloretos, Matéria Orgânica.

c) Anualmente são realizados análises semestrais de metais pesados:
- Cobre, cromo, cianeto, fenol, zinco, e manganês.

d) Para realização das análises de pesticidas, cuja frequência é semestral, o DAEMO contrata um laboratório particular e/ou havendo disponibilidade, no cromatógrafo da FUNASA-ES, para verificar a presença dos seguintes parâmetros:
- Trialometanos, Clorofenois, Dodecacloro, DDT(todos), Benzeno, Endringama B.H.C(lindano), Pentaclorofenol, Endosulfan, aldrimetoxicloro e Clordano.

e) Rotineiramente são feitas no laboratório do DAEMO as análises bacteriológicas, ou seja, microbiológicas, através do método Colilert, que obtém o resultado em 24 horas.