Meio Ambiente

Visita à nascente - Projetos - Meio Ambiente - DAEMO Ambiental - Olímpia-SP
Projetos

Visita à nascente

A Visita a Nascente do Córrego Olhos D’Água dá subsídios aos professores para realização de trabalhos de forma transversal na escola, atingindo todas as disciplinas.

Este projeto tem como objetivo conhecer as possibilidades e verificar os resultados que o ensino da Educação Ambiental pode promover aos alunos, bem como, elaborar e propor metodologias e estratégias didático-pedagógicas tais como aulas de campo, que visem à aproximação dos alunos no panorama ambiental de sua região.

O trabalho é realizado com alunos das escolas municipais, estaduais e privadas do município de Olímpia - SP. Primeiramente, os alunos recebem uma palestra sobre educação ambiental envolvendo os temas conservação e preservação dos recursos naturais. Após a palestra, os alunos tem um dia para aula prática, onde são levados a nascente do Córrego Olhos D’água, localizada no Município de Severínia. O trajeto a ser percorrido inclui a nascente do rio até a Estação de Tratamento de Água (ETA), onde os alunos conhecem alguns de seus afluentes e a importância da preservação do rio que abastece a cidade de Olímpia.

Os alunos tem contato com os problemas ambientais da região que contribuem para a degradação dos recursos hídricos superficiais. Citam-se entre eles a alta suscetibilidade dos solos à erosão associada à atividade agrícola sem critérios técnicos adequados, crescimento desordenado dos municípios provocando a poluição por esgoto doméstico e a escassez dos recursos hídricos devido à intensidade de sua utilização.

A partir disso, desenvolvem trabalhos como redação, desenho, maquete, paródias, teatro, artesanato, plantio de mudas, entre outras atividades que expressam o aprendizado que obtiveram em relação a proteção à natureza e outras questões ambientais. Assim, os alunos tem a possibilidade de assimilar as atividades desenvolvidas em ambiente escolar com o que foi vivenciado em campo.













































Economize Água! Ela pode acabar!