Resíduos Sólidos

Plano de Resíduos

Conforme as diretrizes da Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS) todos os municípios brasileiros deverão estabelecer seus planos municipais de gestão integrada de resíduos sólidos. Assim, a Estância Turística de Olímpia para o cumprir a Lei Federal 12.305/2010 – Política Nacional de Resíduos Sólidos, regulamentada pelo Decreto 7.404/2010, através do estudo da situação dos seus resíduos sólidos elaborou o seu Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos.

Para alcançar o objetivo precípuo deste trabalho, foram delineados os seguintes objetivos específicos:
- reconhecer as principais técnicas aplicadas e os atores envolvidos no manejo de RS;
- fornecer a dimensão da geração de RS no município;
- identificar aspectos qualitativos da geração de RS;
- estabelecer prognósticos com ações, metas e custos estimativos para um período de 20 anos;
- e subsidiar tecnicamente a elaboração de lei municipal relativa ao manejo ambientalmente adequado e integrado dos RS.

Os principais resultados apontaram a necessidade do município em centralizar a gestão de seus resíduos em um Parque Ambiental, o qual dará suporte ao manejo integrado dos diversos resíduos sólidos gerados no município. A implantação do Parque Ambiental também criará mecanismos facilitadores para efetivação das medidas propostas em acordos setoriais dos resíduos de significativo impacto ambiental. Por fim, o município adotará um Sistema Unificado de Armazenamento de Resíduos, que consiste em um sistema de transferência de diferentes resíduos domiciliares de modo a fazer cumprir a PNRS, no que diz respeito à facilitação das formas de destinação final ambientalmente adequada que compreende o manejo, o tratamento e a disposição final dos resíduos domiciliares e outros resíduos que possam ser integrados a seu sistema de manejo.

Clicando nos ícones a seguir você terá acesso ao Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos da Estância Turística de Olímpia e também poderá acessar a cartilha de educação ambiental sobre Resíduos Sólidos.

Clique Aqui Cartilha de Educação Ambiental - Resíduos Sólidos
Clique Aqui Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos