Resíduos Sólidos

Pneus

O texto da PNRS (Plano Nacional de Resíduos Sólidos) também considera os resíduos “especiais”, ou seja, os passíveis de logística reversa (resíduos de significativo impacto ambiental), os quais são representados por:

- Agrotóxicos, seus resíduos e embalagens, assim como outros produtos cuja embalagem, após o uso constitua resíduo perigoso;
- Pilhas e baterias;
- Pneus;
- Óleos lubrificantes, seus resíduos e embalagens;
- Lâmpadas fluorescentes, de vapor de sódio e mercúrio e de luz mista; e
- Produtos eletroeletrônicos e seus componentes.

Em 03 de dezembro de 2003 a Estância Turística de Olímpia promulgou a Lei Municipal nº 3.101 autorizando a celebração de convênio com a ANIP – Associação Nacional da Indústria de Pneumáticos.

Atualmente, a Prefeitura Municipal da Estância Turística de Olímpia juntamente com a Superintendência de Água, Esgoto e Meio Ambiente, possuem convênio com a Associação Reciclanip para desenvolver ações conjuntas e integradas, visando proteger o meio ambiente através da destinação ambientalmente adequada dos pneumáticos inservíveis.

Para tanto, o DAEMO Ambiental faz a gestão de um ponto de coleta e armazenamento de pneus inservíveis, localizado em um barracão, na Av. João Rimoli Neto, n. 634, no Jardim Menina Moça II, com capacidade de armazenamento de 2000 unidades. No local são armazenamento os pneus recebidos de borracharias, transportadoras, oficinas, auto centers e demais geradores.

O barracão funciona às terças e quintas-feiras, das 08:00h às 10:30h e das 13:00h às 16:30h.

Não recebemos pneus úmidos (com água no seu interior), pneus de trator e não é permitido deixar pneus na calçada em frente ao barracão.