Arborização Urbana - DAEMO Ambiental - Olímpia-SP

Meio Ambiente

Arborização Urbana

Importância da Arborização Urbana
A arborização urbana é de suma importância, pois influencia na manutenção do microclima; no equilíbrio da temperatura e da luminosidade; atua como filtro para a poluição atmosférica; influencia no balanço hídrico; na amortização do impacto da chuva; abafamento de ruídos; embelezamento das ruas e espaços públicos com flores e sombras, e consequente melhoria da aparência estética das cidades (GUIZO & JASPER, 2005).

Sendo também positiva no fomento ao turismo, incentivando atividades lúdicas e físicas o que pode propiciar uma diminuição do sedentarismo populacional, ampliação dos círculos sociais e no desenvolvimento da educação ambiental, estando assim, relacionada a valores políticos, sociais e econômicos (BIONDI; ALTHAUS, 2005; MILANO; DALCIN, 2000; SOUZA, 1995).

Quais os cuidados que devo ter com as árvores?
Não quebre galhos, não fixe pregos ou outros metais e muito menos transforme a árvore em suporte para sacolas de lixo. Não as pinte, não as danifique. Não faça podas drásticas, elas prejudicam o crescimento da planta e as expõem a doenças como fungos, diminuindo sua expectativa de vida.

Como devo proceder no caso de poda drástica e corte de uma árvore?
O munícipe deve se dirigir ao setor de atendimento do DAEMO Ambiental e solicitar a poda drástica ou corte (erradicação).

O técnico da Divisão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável visitará o local e elaborará um Laudo Prévio de Vistoria e, se tal poda ou erradicação forem deferidos, ou seja, autorizados, será emitida uma Autorização mediante a assinatura de um Termo de Compromisso de plantio de uma espécie arbórea no lugar da que foi retirada.

Como consigo uma muda?
Para solicitação de mudas, o munícipe primeiro deverá consultar o (a) técnico (a) responsável na Divisão de Meio Ambiente – DAEMO Ambiental, após a indicação ele deverá ir até o viveiro municipal localizado no Parque Ambiental, no prolongamento da Av. Menina Moça, podendo retirar as mudas que foram indicadas e que estão disponíveis no viveiro.

O munícipe deverá apresentar um documento com foto, comprovante de residência e preencher uma guia sob a orientação do técnico (a) para a retirada da muda no Viveiro.

Compartilhe

Economize Água! Ela pode acabar!