Controle de Fuligem - DAEMO Ambiental - Olímpia-SP

Meio Ambiente

Controle de Fuligem

Efeitos da fumaça sobre a saúde das pessoas
A fumaça resultante da queima precária da lenha contém fuligem, monóxido de carbono (CO) e outros componentes orgânicos, voláteis que causam prejuízos à saúde humana, em indivíduos constantemente expostos. Entre os sintomas, podemos citar as dores de cabeça, o agravamento de doenças respiratórias, circulatórias, cardiovasculares, irritação dos olhos, nariz, garganta e diminuição da capacidade pulmonar.

Métodos de controle
Vários são os métodos que podem ser utilizados para o controle e a redução das emissões, devendo ser aplicados de acordo com as necessidades para alcançar os parâmetros exigidos legalmente:
1. Aumentar o tamanho da fornalha;
2. Aumentar o excesso de ar de combustão, possível somente quando a fornalha foi construída com controle de suprimento de ar primário (ar soprado sob a grelha);
3. Uso de lenha seca ou briquetes de bagaço de cana, serragem etc;
4. Instalação de equipamentos de controle nas chaminés, tais como: ciclones, lavadores de gases, câmeras gravitacionais (ex: caixa de fumaça).

Caixa de Fumaça
Equipamento de baixo custo, satisfaz as exigências ambientais relativas à emissão de material particulado. É um equipamento simples, de baixo custo, fácil de confeccionar, prático e não requer operação.

A Caixa de Fumaça é um equipamento baseado no princípio de câmera gravitacional, capaz de reter material particulado, constituído por fuligem e cinzas resultantes da queima precária de combustíveis sólidos. Destina-se ao controle de emissão de fuligem de cinzas em fornos de pequena capacidade, que utilizam lenha como combustível.

Descrição da Caixa de Fumaça
Apresenta-se como uma caixa, podendo ser feita de alvenaria ou metal, instalada diretamente na chaminé, sobre o teto do forro. O princípio da separação gravitacional é promovido pelo desencontro interno das chaminés de entrada e saída dos gases, conforme mostrado.

Material de Construção
Caso a caixa seja confeccionada em alvenaria, a parte superior deve ser confeccionada em chapa de ferro de 1/8' (ideal ferro fundido), fixada sobre um cordão, rejuntada com argamassa. A fixação da tampa deve ser feita através de um quadro de cantoneira L, de 50x50mmx1/8' de espessura.

Isolamento da Caixa
Para aumentar a vida útil da Caixa de Fumaça, quando confeccionada em chapa de ferro, recomenda-se revesti-la com lã de rocha ou placas de silicato de cálcio. No caso de confeccionada em alvenaria, não há necessidade de isolamento da caixa, exceto da chaminé, até a metade de sua altura.

Operação e Manutenção
- Operação: Não necessária
- Manutenção: Apenas limpeza, a cada 8 ou 15 dias.

Compartilhe

Economize Água! Ela pode acabar!