Municipio Verde Azul - DAEMO Ambiental - Olímpia-SP

Meio Ambiente

Municipio Verde Azul

A Secretaria de Estado de Meio Ambiente lançou em 2007 o Programa Município Verde Azul. Este programa visa a estimulação e a capacitação das prefeituras em criar uma agenda ambiental estratégica.

Em 2009 no primeiro mandato do prefeito Geninho foi assinado a adesão da Estância Turística de Olímpia a esse programa. Todos os anos são lançados desafios a serem cumpridos em 10 diretivas: Esgoto Tratado, Resíduos Sólidos, Biodiversidade, Arborização Urbana, Educação Ambiental, Gestão das Águas, Qualidade do Ar, Cidade Sustentável, Estrutura Ambiental e Conselho Ambiental.

Cada diretiva vale 10 pontos, sendo distribuídos através de vários itens a serem cumpridos no município totalizando 100 pontos. Para ser certificado nesse programa, o município precisa ter uma pontuação de no mínimo de 80 pontos, sendo que não tenha atingido menos de 5 pontos em nenhuma diretiva.

A cada ano as exigências são modificadas fazendo com que os municípios ampliem ainda mais a sua agenda ambiental.

A Estância Turística de Olímpia, visa a cada ano melhorar ou ampliar as exigências necessárias a esse programa, vários itens estão sendo desenvolvidos em relação as diretivas.

Atualmente, a Estância Turística de Olímpia está certificada pelo Programa Município VerdeAzul, ocupando a posição 103ª num total de 616 municípios participantes do Programa, com  80,78 pontos.

Compartilhe

Economize Água! Ela pode acabar!