Notícias

Comdema apresenta novos conselheiros e discute ações ambientais - DAEMO Ambiental - Olimpia-SP

Comdema apresenta novos conselheiros e discute ações ambientais

O Comdema - Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente realizou na última sexta-feira, dia 26 de janeiro, a reunião mensal com diversas pautas a serem apresentadas, entre elas os novos conselheiros, a campanha de conscientização sobre o descarte irregular e o Plano da Mata Atlântica e Cerrado.

A reunião teve início com a apresentação dos novos conselheiros, de acordo com o Decreto nº 7.031, de 23 de janeiro, publicado no Diário Oficial Eletrônico, na edição do dia 25 de janeiro. Agora, o Comdema é composto pelos titulares: Representantes de Órgãos Públicos, José Augusto Gianotto, Tarcísio Cândido de Aguilar, Camila Valente Furquim Vicente, Pollyana Rodero Fernandes, Raquel Cristina Crepaldi Righetti, Ednei Aparecido Queiroz, Ademir Antonio de Freitas, Leandro Pierin Gallina e Marcio Francisco de Deus;  Representantes da Sociedade Civil: Gustavo Augusto Mendonça Asciutti, Claudinei Aparecido Queiroz, Flávio Augusto Pavese, Julio Antonio Dias, Milton Ramos, Mario César Valentini, Paulo Roberto Minari, Ricardo Augusto Calegari e Marcos Francisco da Costa. O decreto completo, com os suplentes, pode ser conferido no link: https://dosp.com.br/exibe_do.php?i=MjMyMTA.

Ainda no encontro foi apresentado o programa de conscientização ambiental dos pontos de descarte irregular de resíduos. O setor de fiscalização ambiental realizou o levantamento dos pontos viciados, e a partir de 19 de fevereiro intensificará a fiscalização nos locais, instalando placas de orientação. De acordo com o chefe do setor de fiscalização ambiental, Paulo Buzzo, o objetivo da campanha é diminuir o descarte irregular e conscientizar a população a descartar nos locais adequados. Caso não ocorra por meios educativos, a fiscalização aplicará a lei de maneira punitiva.

A reunião do Comdema também discutiu sobre o Plano da Mata Atlântica e Cerrado. A apresentação foi realizada pela engenheira agrônoma e gestora ambiental, Camila Vicente. O objetivo do plano é apontar ações prioritárias e áreas para a conservação, manejo, fiscalização e recuperação da vegetação nativa e da biodiversidade da Mata Atlântica, baseando-se no mapeamento de remanescentes existentes na cidade de Olímpia. O plano incentiva, também, experimentos tecnológicos sustentáveis, gestão de ações que conciliem a conservação do bioma com o desenvolvimento econômico e cultural do município, fortalecendo a organização social e a participação do cidadão na gestão das políticas públicas.

Economize Água! Ela pode acabar!