Daemo orienta podadores sobre poda de árvores durante a Semana do Meio Ambiente - DAEMO Ambiental - Olimpia-SP

Daemo orienta podadores sobre poda de árvores durante a Semana do Meio Ambiente

Integrando a programação da Semana do Meio Ambiente, a Daemo Ambiental realizou, entre os dias 6 e 8 de junho, a capacitação anual gratuita dos podadores de árvores da Estância Turística de Olímpia, na sede da autarquia, localizada na Avenida Harry Gianecchini, 350, no Jardim Toledo.

A participação no curso dá direito ao credenciamento dos profissionais autônomos e empresas, que receberão a carteirinha de podador.

O Programa de Formação Continuada em Arborização Urbana visa orientar os podadores quanto às exigências legais em relação à poda deformativa e drástica, corte irregular, disposição inadequada de resíduos da poda, implantação do “Espaço Árvore”, plantio de mudas, entre outros cuidados.

A capacitação foi ministrada pelos técnicos da Divisão de Meio Ambiente que orientaram sobre as exigências legais e procedimentos municipais e complementadas com as orientações técnicas de poda e de segurança pelo Engenheiro Agrônomo, Joaquim Teotônio Cavalcanti Neto, da empresa Plant Care, de Campinas.

No encontro, foram abordados os temas Legislação Municipal e Fiscalização Ambiental, cronograma cata-galhos, calçada ecológica e Espaço Árvore, biologia da árvore, conceitos e técnicas de podas segundo a norma ABNT 16.246, técnicas para escalar e trabalhar em árvore NR 35 e NR 12, poda em função de crista e colar, poda de limpeza e poda de formação, mostra de EPIs e equipamentos de escalada de uso internacional e uso seguro da motopoda e motosserra (NR 12). Durante a prática, os profissionais tiveram a oportunidade de utilizar os equipamentos da empresa.

“Estas orientações são primorosas para garantir a arborização saudável no nosso município. É muito importante a compreensão da comunidade em relação ao trabalho dos podadores que estão orientados a manterem a integridade das árvores, respeitando o seu desenvolvimento, a segurança do podador e a qualidade de vida do cidadão”, conclui a engenheira agrônoma Camila Furquim.