Notícias

Daemo participa de treinamento sobre práticas sustentáveis no campo - DAEMO Ambiental - Olímpia-SP

Daemo participa de treinamento sobre práticas sustentáveis no campo

Produtores rurais de Olímpia e colaboradores da Daemo Ambiental participaram na última semana, dia 28 de agosto, do Dia do Campo – Agregando Valor a Sua Propriedade. O evento foi realizado na Apta (Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios), Fazenda Experimental de Pindorama. Pela Daemo, estiveram presentes a interlocutora do Programa Município VerdeAzul, Ana Lúcia Volfe e os engenheiros agrônomos municipais Camila Valente Furquim Vicente e Gilberto José Lopes Bianchi.

Na oportunidade, foram administrados ensinamentos sobre as boas práticas sustentáveis onde os produtores aprenderam técnicas de manejo relacionadas à cultura de seringueira, cana-de-açúcar e agrosilvopastoril (sistema que busca integrar lavouras com espécies florestais e pastagens e outros espaços para os animais). Os treinamentos e debates foram promovidos por engenheiros agrônomos e veterinários da CATI.

“As técnicas das boas práticas para uma agricultura sustentável na produção do látex foram bem interessantes aos produtores rurais que querem entrar nesse negócio. Além de produzir renda, ajudará o meio ambiente”, disse Ana Lúcia.

Já para os produtores cana-de-açúcar, foram abordados temas como: o preparo de solo, rotação e meiose, variedades e manejo varietal, MPB (Mudas Pré-Brotadas) e automação agrícola, visando sustentabilidade da produção.

No Sistema Agrosilvopastoril, foi explicado que a criação de animais com árvores dispersas na pastagem, árvores em divisas e em barreiras de quebra-ventos, podem reduzir a erosão, melhorar a conservação da água, reduzir a necessidade de fertilizantes minerais, capturar e fixar carbono, diversificar a produção, aumentar a renda e a biodiversidade, e melhorar o conforto dos animais. Durante a apresentação do sistema, foi citado uma propriedade rural da Estância Turística de Olímpia, como pioneira na região.

Compartilhe

Economize Água! Ela pode acabar!