Notícias

Mês do Ciclismo incentiva proteção ao Meio Ambiente e segurança no trânsito - DAEMO Ambiental - Olímpia-SP

Mês do Ciclismo incentiva proteção ao Meio Ambiente e segurança no trânsito

Neste mês de agosto, comemora-se o “Mês do Ciclismo”. A iniciativa faz parte das ações do Movimento Maio Amarelo, que visa chamar a atenção da sociedade para a segurança no trânsito. Além disso, tem como objetivo incentivar a prática de esportes e o uso da bicicleta como veículo, o que contribui para a preservação do Meio Ambiente.

A ideia principal é a de informar a população sobre o uso consciente da bicicleta e seus benefícios. Com o mote “Trafegue no sentido do trânsito”, a ação quer atuar como forma de reduzir o índice de acidentes no trânsito, estimulando os ciclistas a obedecer as leis de trânsito.

Outra vertente é a relação de melhorias que o ciclismo traz para a saúde. Segundo o Ministério da Saúde, entre os inúmeros benefícios estão a melhora da capacidade cardiorrespiratória e das articulações, diminuição de depressão e ansiedade, prevenção de doenças crônicas e obesidade, etc. Aliado a esses fatores está a ainda a redução da emissão de poluentes no Meio Ambiente.

Dessa forma, o incentivo à prática do ciclismo tem como objetivo difundir o uso da bicicleta, tanto na forma de exercício físico, quanto como meio de transporte; promover a conscientização da importância do ciclismo e da prática de esportes como instrumentos de qualidade de vida; buscar soluções para a viabilização de vias exclusivas para os ciclistas, trazendo assim melhorias para o trânsito; desenvolver o mútuo respeito entre ciclistas, motoristas e pedestres, por meio de atividades interativas.

Compartilhe

Economize Água! Ela pode acabar!