Notícias

Palestra orienta sobre prevenção e fiscalização de queimadas - DAEMO Ambiental - Olimpia-SP

Palestra orienta sobre prevenção e fiscalização de queimadas

A Daemo Ambiental reuniu na última sexta-feira, 18, produtores rurais e representantes das Associações de Fornecedores de Cana e das usinas de açúcar e álcool da região para o 1º Encontro sobre Prevenção e Combate a Incêndios na Área Rural. O evento teve o objetivo de orientar sobre a prevenção de queimadas e ainda sobre a legislação vigente.

Na abertura do encontro, representando o Corpo de Bombeiros de Olímpia, o 1º Sargento Jandir Carlos Bazam falou sobre a importância do trabalho de educação contra queimadas ilegais e, quando ocorrem, quais as ações são desempenhadas por eles.

Em seguida, o 1º Tenente Robson Alessandro Barbosa, da Polícia Militar Ambiental da região de Franca e Barretos, destacou a importância do Produtor Rural planejar e fazer a manutenção dos aceiros nos canaviais. Os aceiros são estruturas destinadas a evitar a propagação do fogo, principalmente vindo de áreas vizinhas. “Entramos no período de seca e, com isso, vem o risco de incêndios no campo. A Polícia Ambiental alerta para que os produtores rurais adotem medidas preventivas para que, em caso de incidentes, o fogo não se alastre pela propriedade”, disse o policial.

Durante o evento, também foi explicado sobre as melhores práticas de prevenção de incêndios em áreas de cultivo de cana, conforme portaria número 16/2017, da Coordenadoria de Fiscalização Ambiental.

Estiveram presentes na palestra o superintendente da Daemo Ambiental, Guto Gianotto, os secretários Sargento Tarcísio (Agricultura, Comércio e Indústria) e Cristina Reale (Assistência Social), o subtenente Cláudio César Marti, chefe de instrução do Tiro de Guerra 02-025 de Olímpia e atiradores, Milton Ramos, representando o Comdema, Ricardo Augusto Calegari, representando a Associação dos Fornecedores de Cana e colaboradores da Daemo.

A Daemo Ambiental vem realizando uma campanha para orientar a população sobre os riscos das queimadas que, além de poluir o ar e causar danos à natureza, também podem ocasionar uma série de doenças, danos materiais e risco à vida.

Na última semana, foi realizada também uma palestra para os alunos da EJA – Educação de Jovens e Adultos da escola Dona Luiza Seno de Oliveira sobre queimadas urbanas e fiscalização ambiental. E nesta quarta-feira, 23, será a vez dos alunos da EJA da escola Professor José Sant’anna, no distrito de Ribeiro dos Santos, receberem a palestra.

Quem promove queimada de qualquer tipo, se for flagrado, pode ser autuado. Pela legislação municipal, esse tipo de ato é crime. A população pode ajudar denunciando à Daemo Ambiental pelo telefone (17) 3279-2250.

Economize Água! Ela pode acabar!

Site Desenvolvido por
Agência UWEBS Criação de Sites