Notícias

Semana do Meio Ambiente abordará desafios da sustentabilidade - DAEMO Ambiental - Olimpia-SP

Semana do Meio Ambiente abordará desafios da sustentabilidade

O Thermas dos Laranjais, em parceria com a Prefeitura da Estância Turística de Olímpia e Daemo Ambiental, realizará entre os dias 2 e 4 de julho, a Semana do Meio Ambiente, em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado no dia 5 de junho. As ações visam destacar medidas para preservar o meio ambiente e chamar a atenção da comunidade para os problemas ambientais.

Durante os três dias, das 14h às 17h30, o auditório do parque aquático será palco de discussões sobre a importância da preservação dos recursos naturais. As palestras foram organizadas para abordar temas do cotidiano e estimular os cidadãos a cuidar do meio ambiente.

No dia 2, os presentes serão instruídos sobre “Vegetação em Ambientes Urbanos”, com a palestrante Valéria Stranghetti, que atua especialmente nas áreas de Arborização Urbana, Ecologia Urbana e Gestão e Sustentabilidade Ambiental. Na oportunidade, será abordado sobre o correto manejo da arborização urbana e quais os benefícios para a população e para o meio ambiente. Além disso, demonstrará como avaliar a condição das árvores urbanas.

Na terça-feira (3), o tema do encontro será “Resíduos Sólidos - O desafio na gestão urbana”. O responsável por conduzir os trabalhos será o coordenador do curso de Ciências Biológicas da UNIP - campus São José do Rio Preto, Augusto Azevedo da Silva. A palestra discutirá a Política Nacional de Resíduos Sólidos e as responsabilidades dos munícipes tanto na geração, quanto no armazenamento destes.

No último dia do ciclo de palestras, quarta-feira, a discussão abordará “Recursos Hídricos e uso do solo”. Os presentes serão instruídos pelo professor do curso de Agronomia e Engenharia Civil (UNIRP) nas áreas de Manejo de Recursos Hídricos e Irrigação, Dr. Emerson Fachini. A palestra ressaltará a importância do recurso, o uso para irrigação e as formas de utilizá-lo no dia-a-dia. Também serão apresentadas técnicas de como realizar uma gestão hídrica possibilitando mais qualidade para as futuras gerações.

Além das palestras, os moradores que estiverem presentes poderão visitar estandes com orientações sobre o meio ambiente e ações que cada um pode desempenhar e melhorar o dia-a-dia.

No local, a secretaria municipal de Educação apresentará trabalhos manuais realizados pelos alunos com materiais reciclados e a secretaria municipal de Saúde entregará panfletos e uma cartilha com normas sanitárias. A Daemo Ambiental também fará a exposição de tipos de mudas disponíveis no Viveiro Municipal, e entregará mudas e panfletos com orientações. Além disso, a autarquia terá banners com os trabalhos que desempenha com a causa animal. E o Thermas fará panfletagem e apresentação dos trabalhos realizados.

De acordo com o superintendente da autarquia, Guto Gianotto, a Semana do Meio Ambiente tem caráter educativo e busca estimular a população a preservar para futuras gerações. “Com a semana buscamos incentivar a preservação. O ponto principal é demonstrar que há ações que os moradores podem e devem fazer. Uma simples atitude faz a diferença. As palestras têm temas atuais e os palestrantes promoverão uma interação dinâmica. É preciso que cada morador tenha consciência que sua atitude muda o futuro de gerações”, ressalta Guto.

Economize Água! Ela pode acabar!

Site Desenvolvido por
Agência UWEBS Criação de Sites