Notícias

Daemo Ambiental orienta para o descarte de eletrônicos e pneus - DAEMO Ambiental - Olimpia-SP

Daemo Ambiental orienta para o descarte de eletrônicos e pneus

Com o intuito de contribuir com a preservação do Meio Ambiente, a equipe da Daemo Ambiental tem realizado constantemente o serviço de descarte correto de resíduos sólidos como eletrônicos e pneus.

Somente neste ano, a autarquia já dispôs de forma ambientalmente adequada e enviou para reciclagem, por meio de empresa especializada, cerca de oito toneladas de resíduos eletroeletrônicos. Esses resíduos, em sua maioria, são compostos de televisores e monitores, computadores e equipamentos gerais de informática, vídeo cassete e DVD, videogames, celulares, carregadores, geladeira, freezer, fogão, lavadora, aparelho de ar condicionado, entre outros.

Para que a população colabore com essa ação, a Daemo Ambiental disponibiliza aos cidadãos o Ecoponto, um equipamento público destinado ao recebimento voluntário de pequenos volumes de resíduos da construção civil (até 1 m³), resíduos volumosos (sofás, móveis, colchão), eletroeletrônicos, lâmpadas, pilhas, baterias e animais mortos. Além disso, o local também funciona como PEV (Ponto de Entrega Voluntária) de resíduos recicláveis (papel, papelão, vidro, plástico, metal e óleo de cozinha usado). O Ecoponto, unidade I, está localizado na antiga Estrada Boiadeira, no Distrito Industrial I, com funcionamento todos os dias, das 6h às 18h.

Segundo a Daemo, o descarte correto é de extrema importância porque esse tipo de material, se disposto no meio ambiente de forma incorreta, causa danos ambientais relacionados com a contaminação do solo e da água, por meio de substâncias químicas potencialmente perigosas, como chumbo, mercúrio, fósforo, cobre e zinco, além do plástico que é altamente tóxico ao ambiente e leva décadas para ser degradado.

O trabalho atende ainda ao que prevê o Plano Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), que considera como resíduos “especiais” – aqueles de significativo impacto ambiental – agrotóxicos; embalagens de produtos perigosos; pilhas e baterias; pneus; óleos lubrificantes; lâmpadas fluorescentes, (de vapor de sódio e mercúrio e de luz mista) e, produtos eletroeletrônicos e seus componentes. 

“Esse trabalho desenvolvido pela Daemo Ambiental traz inúmeros benefícios para a Estância Turística de Olímpia, visto que, impede a poluição do meio ambiente por substâncias tóxicas existentes nesses tipos de resíduos e também que funcionem como criadouros de mosquito Aedes aegypti, que transmite a dengue e outras doenças”, salienta Pollyana Rodero Fernandes, diretora de Divisão de Meio Ambiente.

PNEUS

Além dos eletroeletrônicos, o município também dá a destinação correta para os pneus. A Prefeitura da Estância Turística de Olímpia e a Daemo Ambiental possuem convênio com a Associação Reciclanip para desenvolver ações conjuntas e integradas, visando proteger o meio ambiente por meio da destinação ambientalmente adequada dos pneumáticos inservíveis.

Para tanto, a Daemo Ambiental vem realizando o recolhimento de pneus diretamente nas borracharias e transportando-os até a empresa recicladora Interag Reciclagem de Pneus e Comércio de Pecas em Geral Ltda., localizada no município de Tabapuã.

“Esse trabalho de coleta é de imensa relevância, visto que, a disposição incorreta de pneus, além de causar danos ao meio ambiente, também propicia a criação de criadouros de vetores como o Aedes Aegypti”, concluiu Pollyana.

Economize Água! Ela pode acabar!