Notícias

Escolas comemoram Dia da Árvore com plantio e atividades de conscientização - DAEMO Ambiental - Olimpia-SP

Escolas comemoram Dia da Árvore com plantio e atividades de conscientização

Na última sexta-feira, dia 21, celebrou-se o Dia da Árvore e, para comemorar a data, as escolas da rede municipal de ensino realizaram diversas ações, ao longo do dia, para incentivar o aprendizado dos alunos e os cuidados com a natureza.

Logo pela manhã, a EMEB Professora Zenaide Rugai Fonseca fez um culto cívico em homenagem ao dia, entoando o Hino Nacional, e em seguida, os alunos leram mensagens de conscientização sobre o meio ambiente.

As atividades também foram realizadas na EMEB Professora Lourice Arutin Sgorlon, em que foram confeccionaram cartazes mostrando todas as partes da árvore. Os professores também levaram os alunos para fazer um passeio pelo bairro para conhecerem e apreciarem os diferentes tipos de árvores, contaram a história encantada "A Árvore Generosa" e, para finalizar, fizeram o plantio de duas árvores para os alunos cuidarem e acompanharem o crescimento.

Ainda integrando as comemorações, a Educação em parceria com a Daemo Ambiental implantou o projeto “Espaço Árvore” em novos locais, com o objetivo de promover a importância da preservação das árvores, incentivando a proteção do meio ambiente com atitudes que trazem benefícios à natureza, além de desenvolver a conscientização nos alunos. Participaram da ação as escolas municipais Dona Luiza Seno de Oliveira, Marquês de Rabicó e Emília, além da UBSF Dona Dalva Moreda Ayusso, no Jardim Paulista.

O Espaço Árvore, coordenado pela divisão de Meio Ambiente, é um local destinado ao plantio de árvores compatíveis com o crescimento do tronco e das raízes e tem como finalidade melhorar as condições do espaçamento adequado em sua base, permitindo o desenvolvimento em diâmetro, sem comprometer a infraestrutura do calçamento, promovendo o crescimento saudável e garantindo a integridade arbórea.

“As árvores nos proporcionam o oxigênio que respiramos, a sombra que nos refresca e diversos frutos que nos alimentam. Sem esquecer da importância para a manutenção do equilíbrio do nosso ecossistema. Por isso, a Daemo incentiva a arborização da nossa cidade realizando a implantação do projeto Espaço Árvore e uma feira de doação de mudas todas as terças-feiras, na sede da autarquia, das 8h às 16h”, disse o superintendente da Daemo Ambiental, Guto Gianotto.

Também foram desenvolvidas atividades em sala de aula, abordando o tema do Dia da Árvore, em outras escolas da rede municipal de ensino.

OUTRAS AÇÕES

Além desta ação pontual, a Daemo realiza ainda a Campanha Permanente de Incentivo à Arborização que já distribuiu mais de 7.300 mudas, somente neste ano. Dentre as árvores frutíferas que são doadas estão Pinha, Jambo Amarelo, Café, Cabeludinha, Goiaba, Romã, Tamarindo e Pitanga. Já para plantio em calçadas, são distribuídas mudas de árvores de pequeno e médio porte, Sabão-de-Macaco, Pata-de-Vaca, Flamboyant Mirim, Ipê de Jardim, Noni, Aroeira Pimenteira e Cássia.

A distribuição gratuita das mudas é realizada todas as terças-feiras, das 8h ás 16, na sede da Daemo Ambiental e também no Viveiro Municipal, das 8h às 16h, de segunda a sexta-feira, e, aos sábados, das 8h às 11h. O Viveiro está localizado na Estrada Municipal Vitório Celso Cisoto (prolongamento da Av. Menina Moça).

Economize Água! Ela pode acabar!

Site Desenvolvido por
Agência UWEBS Criação de Sites