Mais de 1600 animais serão castrados gratuitamente pelo município - DAEMO Ambiental - Olimpia-SP

Mais de 1600 animais serão castrados gratuitamente pelo município

A Daemo Ambiental, visando implementar políticas e programas de gestão de animais de pequeno porte, realizou na última semana uma licitação para a contratação de empresa para a prestação de serviços veterinários para procedimento cirúrgico de castração canina e felina em fêmeas. Com isso, a autarquia poderá castrar 1.600 animais por ano, atendendo a um pedido do prefeito Fernando Cunha.

As castrações serão destinadas a atender prioritariamente as necessidades do município, ou seja, primeiro serão castrados os animais dos canis municipais, e depois serão atendidos os animais dos munícipes, em especial de pessoas de baixa renda, tendo em vista a redução da procriação e proliferação de cães e gatos em estado de abandono. Para que o animal seja castrado, o morador deverá preencher uma declaração comprovando a necessidade.

A empresa vencedora do processo licitatório foi prestadora de serviço Guilherme Augusto Pessoa Silvestri, com o valor global de R$ 97.500,00. A estimativa é de realizar cerca de 1.200 castrações caninas e mais 450 castrações felinas, sendo 140 castrações por mês, podendo variar conforme a demanda.

SERVIÇO DE APOIO

A Daemo intensificou a atuação na área de proteção aos animais. Além de realizar palestras de conscientização, recentemente, a autarquia passou a disponibilizar ainda um veículo para a coleta de animais de pequeno e médio porte e atendimentos diversos. “O automóvel é utilizado pela autarquia para fazer diversos atendimentos como verificar denúncias de maus tratos, notificando o cidadão responsável; fazer visitas em caso de o animal estar doente; e até recolher animais atropelados para tratamento”, explicou Pollyana Rodero Fernandes, diretora da divisão de Meio Ambiente.