Notícias

Programa de Educação Ambiental da Daemo atendeu 1,4 mil alunos em 2019 - DAEMO Ambiental - Olimpia-SP

Programa de Educação Ambiental da Daemo atendeu 1,4 mil alunos em 2019

O Programa de Educação Ambiental desenvolvido pela Daemo atendeu, em 2019, cerca de 1,4 mil alunos dos 4º e 5º anos do Ensino Fundamental da Estância Turística de Olímpia. As ações foram desenvolvidas com conteúdos teóricos e visitas às Estações de Tratamento de Água e Esgoto (ETA e ETE) e também à nascente do Ribeirão Olhos D’ Água.

O projeto, coordenado pela Divisão de Meio Ambiente da autarquia com o apoio da secretaria de Educação, tem como objetivo levar conhecimento de práticas ambientais sustentáveis aos estudantes visando à formação de cidadãos responsáveis e cientes da importância de preservação dos recursos naturais.

Entre os assuntos abordados com os alunos do 5º ano estão cuidados com solo, gestão das águas, nascentes e afluentes. Nas visitas à nascente do Olhos D'água e à Estação de Tratamento de Água (ETA), os estudantes conhecem alguns dos afluentes, a importância da preservação do rio que abastece a cidade e o tratamento da água.

Com os alunos do 4° ano a visita de campo é realizada na Estação de Tratamento de Esgoto Córrego dos Pretos. No local, os alunos conhecem o funcionamento da ETE e também a importância do tratamento do esgoto e os problemas que o lançamento in natura desse material provoca na natureza, acabando com a vida nos rios.

As visitas também oferecem subsídios aos professores para realização de trabalhos nas escolas envolvendo todas as disciplinas. Isso permite que os professores desenvolvam atividades como redação, desenho, maquete, paródias, teatro, artesanato, plantio de mudas, entre outras atividades que ampliam os conhecimentos em preservação ambiental.

Economize Água! Ela pode acabar!