Clique aqui e consulte nossas políticas.
DAEMO
Acompanhe-nos:
Enviar para um amigo!
Obs: campos com asterisco () são obrigatórios.
Enviando indicação. Por favor, aguarde...
15 ABR 2020
15 de Abril - Dia Nacional da Conservação do Solo
receba notícias

No dia 15 de abril é comemorado o Dia Nacional da Conservação do Solo. A data foi escolhida em homenagem ao nascimento do americano Hugh Hammond Bennett (15/04/1881 – 07/07/1960), considerado o pai da conservação do solo nos Estados Unidos e o primeiro responsável pelo Serviço de Conservação do Solo daquele país.

Este dia foi instituído pela Lei Federal nº 7.876, em 13 de novembro de 1989, por iniciativa do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) e surgiu com o objetivo de aprofundar os debates sobre a importância do solo como um dos fatores básicos da produção agropecuária e a necessidade de seu uso e manejo sustentáveis.

Em comemoração ao Dia Nacional da Conservação do Solo, a Daemo Ambiental e a Prefeitura de Olímpia, por meio de secretaria de Agricultura, Comércio e Indústria, têm um importante papel na orientação da população sobre a conservação do solo e ressaltam que sua importância não está ligada apenas ao produtor rural ou a produção agropecuária, mas também à preservação de ecossistemas, ambientes produtivos e que preservar o solo é uma responsabilidade de toda sociedade.

Dentre as atividades desenvolvidas pela Prefeitura Municipal e a Daemo Ambiental está a conservação do solo na área agrícola, com a manutenção das estradas rurais, a disponibilização de implementos e máquinas da patrulha agrícola para o produtor rural desenvolver o manejo adequado do solo para a implantação de suas culturas, o apoio e a recuperação de áreas de preservação permanente por meio do plantio de mudas florestais nativas, além de orientações técnicas para o desenvolvimento de práticas adequadas e sustentáveis no solo agrícola.

De uma maneira geral, no país os problemas ambientais relacionados à falta de conservação do solo, a erosão do solo está entre os mais preocupantes, pois pode levar à perda de solo e de sua capacidade produtiva; fazer o aporte de sedimentos nos rios, causando assoreamento e contaminação dos recursos hídricos; e provocar a degradação dos ecossistemas como um todo, estando associada às questões ambientais, sociais e econômicas. Além disso, o solo é a base para a produção de alimentos, atua como filtro e reservatório de água e é imprescindível para a existência humana e o desenvolvimento sustentável.

A falta de cuidados como o preparo intensivo do solo, a compactação, as queimadas, e ainda, a falta de técnica de cultivo do solo, provocam a perda da capacidade produtiva do solo, a erosão e o assoreamento dos rios. Para tanto, é necessário que a sociedade atue na conservação do nosso solo através de mudanças. Mudanças com responsabilidade, levando à conservação do solo e ao desenvolvimento sustentável.

Versão do Sistema: 3.4.0 - 05/02/2024