O CEA- Centro de Educação Ambiental "Dr. José Luiz Rainho Cunha" , instalado no Viveiro de Mudas, da Superintendência de Água, Esgoto e Meio Ambiente- Daemo Ambiental foi reestruturado e revitalizado para ser referência de sustentabilidade pois, além de sediar ações de educação ambiental também é uma edificação modelo ecologicamente correta. O local passou por uma reforma e tem recebido melhorias constantes e ecologicamente corretas visando a economia dos recursos naturais, incluindo itens sustentáveis.
Por ser um Centro de Educação Ambiental, a edificação é para o público visitante, o próprio exemplo educativo de iniciativas sustentáveis, como: diminuição de consumo de energia, uso de iluminação natural, ventilação cruzada e natural nos ambientes, iluminação acionada por sensores de presença, pomar orgânico, reaproveitamento de água da chuva por meio de um sistema de captação, presença de horta orgânica, compostagem, coleta seletiva e viveiro de mudas e instalação futura de um jardim sensorial.
O espaço de educação ambiental receberá estudantes do nível fundamental ao superior, técnicos e instituições diversas, incluindo as assistenciais de toda a região. Essa edificação modelo atende a Diretiva Município Sustentável e o Centro de Educação Ambiental à Diretiva Estrutura e Educação Ambiental do Programa Município VerdeAzul, do qual a Estância Turística de Olímpia é signatária.
Práticas sustentáveis
A edificação já faz uso de iluminação natural por meio das janelas nos banheiros e salas, além das aberturas na varanda de circulação. Janelas de correr, criando uma ventilação cruzada, que promove a circulação de ar, higienização dos ambientes através da renovação do ar e diminuição da temperatura no interior dos ambientes. As lâmpadas incandescentes existentes foram trocadas por lâmpadas de LED que são de baixo consumo. Para diminuir o consumo de água, foram colocados arejadores nas torneiras dos banheiros masculino, feminino e PCD (acessível).
Os vasos sanitários dos banheiros masculino, feminino e PCD (acessível) foram trocados por vasos com caixa acoplada de 6L. Dessa forma o gasto da água potável nas descargas foi reduzido. Serão instalados sensores de presença nos banheiros e no barracão. Com isso há redução do consumo de energia nesses ambientes. Também será instalado na edificação um reservatório que recolhe a água da chuva e a armazena para o uso no viveiro de mudas, ou seja, é um sistema de reaproveitamento de águas pluviais de baixo custo, sendo uma alternativa eficaz para economizar o recurso. No local há um viveiro de mudas para doação de reflorestamento, arborização urbana e frutíferas. Sua função é proteger e exibir as principais espécies da flora que estão ameaçadas e conscientizar os visitantes para as questões ambientais e sustentáveis do planeta. Horário de funcionamento do viveiro é de segunda a sexta das 08:00 as 16:00 e aos sábados das 08:00 as 12:00 horas.
O CEA atende com as visitas monitoradas e pré agendadas, grupos de no máximo 35 pessoas. O agendamento deve ser feito através de email educacaoambiental@daemo.sp.gov.br ou pelo telefone 17-32792250 ramal 311.
Os temas para aulas de Educação Ambiental no CEA para as Escolas de ensino fundamental (formal) são: posse responsável de animais e salva guarda biodiversidade; plantio de árvores, horta orgânica e compostagem, coleta seletiva, gestão das águas e tratamento de esgoto, qualidade do ar e queimadas urbanas.
Os temas para aulas de Educação Ambiental no CEA para Escolas de Ensino Médio e superior são: posse responsável de animais e salva guarda biodiversidade, plantio de árvores, horta orgânica e compostagem, coleta seletiva.
Os temas para aulas de Educação Ambiental no CEA para não formais e informais são: posse responsável de animais e salva guarda biodiversidade, plantio de árvores, horta orgânica e compostagem, coleta seletiva, qualidade do ar e queimadas urbanas, uso do solo, culinária sustentável técnicas de boas práticas sustentáveis em energia, alimentação e habitação, artesanato sustentável, Gestão das Águas; Doação de Mudas de arborização urbana, frutíferas e reflorestamento.
Visitem-nos!
No dia 09 de setembro de 2019, houve plantio de mais de 25 mudas frutíferas no Centro de Educação Ambiental, localizado junto ao Viveiro Municipal. A atividade contou com a participação dos alunos da ETEC “Professor José Carlos Seno Júnior” e a parceria da Pacaembu Construtora.
A ação, teve inicío as 9h, faz parte da segunda etapa de estruturação do Centro de Educação Ambiental, que é uma iniciativa da Daemo Ambiental. A primeira atividade foi a confecção dos móveis de pallets e carretéis que estiveram em exposição no espaço da autarquia no 55º Festival do Folclore -2019 e agora estão instalados no centro.