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DAEMO Ambiental
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Educação Ambiental
Educação Ambiental

 

 

            Através do Art. 3º da Lei Municipal que dispõe sobre a Política Municipal de Educação Ambiental nº 3863 de 30 de outubro de 2014, entende-se por:

            A Educação Ambiental, direito de todos, é um componente essencial, autônomo e permanente da educação e da cidadania, devendo estar presente, de forma articulada, em todos os níveis, modalidades e etapas do processo educativo e da gestão pública, em caráter formal e não formal, para isso devendo as instituições de ensino promovê-la de forma integrada em seus projetos institucionais e pedagógicos e nas Normativas Institucionais.

A educação ambiental, nesse sentido, torna-se um instrumento de transformação social, visto que através dela é possível adquirir conhecimentos e práticas de atitudes ambientalmente corretas. (PEREIRA; FERREIRA. p. 19).

Por isso, falar em educação ambiental significa falar de pessoas, de valores. Educar significa em primeiro lugar auto transformar-se, pois a educação ambiental precisa ser transformadora, libertária. Precisa buscar novas formas e possibilidades de relações sociais e de estilos de vida, baseadas em valores éticos e humanitários, e de relações mais justas entre os seres humanos e entre estes e os demais seres vivos. Conclui-se que é no convívio entre as pessoas que esta educação vai acontecer.

A educação ambiental transcende seu aspecto puramente comportamental, para chegar em outras esferas (e compromissos) como a política e a cultural, pois a educação não pode existir para outro motivo que não o de formar indivíduos críticos de seu papel histórico. Deve instrumentalizá-los com um repertório que permita a captação crítica do desafio existente nos períodos de transição e, a partir de seus próprios impulsos, integrar esta transição rumo a construção de uma realidade mais condizente com sua noção de equilíbrio e sobrevivência.

Educação ambiental formal

Desenvolvida no espaço escolar, a Educação Ambiental se constitui em um terreno fértil e essencial para o florescimento da educação ambiental. Existem diversos projetos de educação ambiental na Educação Infantil e no Ensino Fundamental na Estância Turística de Olímpia, em atendimento a Lei Municipal 3353 de 26 de junho de 2009, que dispõe sobre a inclusão da Educação Ambiental de forma transversal nas escolas municipais, as Escolas da rede municipal de ensino de forma transversal realizam ações de Educação Ambiental e ao final do ciclo escolar, as Culminâncias de Meio Ambiente apresentam todos os trabalhos desenvolvidos pelos alunos das Escolas. Consideramos que os alunos são potenciais multiplicadores de informações às suas famílias, aumentando o número de pessoas sensibilizadas pelos temas ambientais, trabalhados na Educação Ambiental.

Educação Ambiental não formal

Desenvolvida fora das instituições de ensino, buscam proporcionar condições para o desenvolvimento das capacidades necessárias para grupos sociais em diferentes contextos socioambientais para que possam intervir de forma qualificada tanto na gestão dos recursos ambientais quanto nos processos deliberativos que afetam a qualidade do ambiente, buscando sair da teoria e passar à prática. Essa pró-atividade levará a formação de uma sociedade ecocidadã. (PEREIRA; FERREIRA. p. 19).      

Nesse sentido,  Educação Ambiental  da Estância Turística de Olímpia, elaborado pela Daemo Ambiental e Prefeitura da Estância Turística de Olímpia, em conjunto das demais pastas da administração pública como a Secretaria da Educação; Secretaria de Agricultura; Secretaria de Saúde; Secretaria de Turismo; Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer e demais setores da sociedade tem como parceiros em sua construção.   

 

 
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