1. Diagnóstico
Observando a necessidade e incentivo que estimulem a produção de alimentos de forma sustentável, além de encontrar um ambiente propício na escola, o projeto de criação de uma horta escolar sustentável permite a multidisciplinaridade como um fator de integração de conhecimentos e dos próprios alunos. Outro ponto fundamental, é que além de ocupar um espaço físico ocioso das Escolas, os alimentos produzidos podem exercer um papel complementar em aulas de educação ambiental e culinária na escola mostrando que é possível, ainda, estimular hábitos sustentáveis e alimentares mais saudáveis, e a preservação do meio ambiente.
2. Proposta
Implantação de hortas orgânicas nas escolas,
Capacitação da equipe Escolar realizada pelo Setor de Meio Ambiente da Da Daemo Ambiental, envolvimento dos dirigentes e professores das escolas, essencial ao enraizamento da Educação Ambiental na escola, repasse de metodologias inovadoras e mobilizadoras.
Implantação de Composteiras orgânicas para auxiliar na adubação das hortas.
Ter a horta como o foco principal para a realização de vivências e atividades práticas junto à comunidade escolar.
Trabalhar conceitos de educação ambiental em consonância com o projeto Educação Ambiental.
Despertar o pensamento crítico no aluno para que ele se reconheça enquanto parte do meio ambiente, e também por isso, é necessário preservá-lo;
Utilizar o espaço e os alimentos cultivados para ministrar aulas multidisciplinares.
Estimular a adoção de bons hábitos alimentares.
3. Execução
Primeiro passo: realizado agendamento para visita da Equipe Técnica da Daemo Ambiental para avaliação do local onde será implantado a horta escolar de forma contínua.
Segundo passo: capacitação da Equipe Escolar quanto a horta Escolar e Compostagem orgânica
Terceiro Passo: Aula sobre compostagem horgânica com alunos-
Quarto passo: Preparação da horta orgânica com Técnicos da Daemo Ambiental, equipe escolar e Alunos
Quinto Passo: Plantio e adubação por compostagem da horta orgânica e aula sobre a importância da sustentabilidade - Daemo ambiental, equipe escolar e alunos. (Na hora de escolher o que plantar, é preciso levar em consideração aqueles produtos que são favoráveis ao clima do local, os que sejam da estação, realizamos plantio de mudas e sementes como: alface, rabanete, cenoura, almeirão, couve, salsinha, cebolinha e etc)
Sexto Passo: Manutenção da horta escolar- Equipe Escolar.
Sétimo Passo: Colheita e Alimentação- Equipe escolar. Chegado o período de colheita, os alimentos poderão ser encaminhados para a cozinha e consumidos como forma de complementar a merenda escolar. Se a escola não oferecer merenda, é possível pensar em outras soluções, como a doação para instituições filantrópicas, por exemplo.
Após a colheita inicia-se novo ciclo.