A Daemo Ambiental realiza a manutenção diária de aceiros na área do Parque Ambiental. O objetivo é evitar que focos de incêndios atinjam a Área de Preservação Permanente (APP) e áreas úmidas, localizadas nas proximidades do local.
Aceiros são faixas ao longo das cercas onde a vegetação foi completamente eliminada da superfície do solo. A finalidade é prevenir a passagem do fogo para área de vegetação, evitando queimadas ou incêndios. Em época de seca é comum a ocorrência de queimada em pastos e uma das formas de evitar o problema é fazer aceiro. Ele protege cercas, postes, balancins e arames, e devem ser feitos no início do período seco, quando a vegetação começa a secar. É uma maneira eficaz de evitar a entrada de fogo nas invernadas.
O Parque Ambiental é uma área de transbordo e triagem de resíduos de materiais civis, área de depósito de galhos do programa cata-galhos, e área da central de triagem da Cooperativa Amigos da Natureza.
O local recebe mensalmente cerca de 45.073,33 metros cúbicos de resíduos de poda, sendo este local de depósito de materiais com um alto potencial de combustão (galhos), por isso se torna necessária a manutenção de um aceiro de quatro metros de largura.