Ir para o conteúdo
Economize Água! Ela pode acabar!

Ir para o conteúdo

DAEMO Ambiental
Acompanhe-nos:
Facebook
Notícias
Enviar para um amigo!
Indique essa página para um amigo com seus dados
Obs: campos com asterisco () são obrigatórios.
Enviando indicação. Por favor, aguarde...
MAR
06
06 MAR 2020
Inaugurado o primeiro Centro de Educação Ambiental de Olímpia

Dando continuidade às comemorações do aniversário de 117 anos do município, a Prefeitura da Estância Turística de Olímpia e a Daemo Ambiental entregaram oficialmente, nesta sexta-feira (dia 6), o Centro de Educação Ambiental (CEA) “Dr. José Luiz Rainho Cunha”.

O espaço está localizado no quilômetro 2 da estrada rural “Vitório Celso Cizotto”, continuidade da Avenida Menina Moça. O local conta com área administrativa, viveiro municipal de mudas, mini ecoponto, pomar e horta orgânicos, jardins sensorial e desértico e sala multiuso.

O Centro de Educação foi projetado para ser ecologicamente correto. As janelas são amplas e claras e ficam sempre abertas para melhor aproveitar a luz e a correntes de ar. Tem um sistema de aproveitamento de água da chuva e produz adubo orgânico para uso nas plantas do local.

Em um ato simbólico de preservação da vida, o prefeito Fernando Cunha realizou o plantio de um ipê no CEA. “O Centro de Educação é como uma semente que, após plantada, produz frutos. A qualificação das crianças aqui também vai dar frutos, pois teremos uma geração comprometida com as causas ambientais.”

O prefeito lembrou que as crianças têm uma característica que as torna especiais. “Elas assimilam muito rápido esses conceitos de preservação ambiental e compartilham isso em casa. Então, quando elas veem alguma coisa errada, elas falam. Elas vão nos ajudar a disseminar essas práticas”, afirmou o prefeito.

A superintendente da Daemo Ambiental, Tina Riscali, destacou a importância do espaço e da parceria com a Secretaria da Educação. “Neste ano, a previsão é receber 2,7 mil alunos aqui. Esse trabalho desenvolvido com eles visa à preservação. Temos que garantir um futuro para eles”, destacou Tina.

A diretora da Divisão de Meio Ambiente da Daemo, Pollyana Rodero Fernandes, além de falar da função educacional do Centro, fez questão de elogiar o empenho das pessoas que trabalharam para viabilizar o espaço. “Houve um comprometimento muito grande de todos os departamentos da Daemo”, lembrou.

Autor da indicação do nome do médico José Luiz Rainho Cunha, irmão falecido do prefeito Fernando Cunha, para o CEA, o vereador Zé das Pedras ressaltou os avanços na área. “Conquistamos o Centro de Acolhimento Animal e agora o Centro de Educação. Respeito aos animais e às futuras gerações.”

A solenidade de entrega do Centro de Educação Ambiental foi acompanhada pelos vereadores Niquinha Delomodarme, presidente da Câmara, João Magalhães e Hélio Lisse, secretários municipais, lideranças da sociedade civil organizada, membros do Comdema (Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente) e funcionários da Daemo.

O HOMENAGEADO

O novo espaço recebe o nome do olimpiense José Luiz Rainho Cunha, filho de Manoel Cunha e Aparecida Dias Cunha. José Luiz graduou-se em medicina em 1979, pela Faculdade de Medicina de Botucatu-SP, atual UNESP, onde fez residência médica em dermatologia. Possuía títulos de especialista em dermatologia pela Sociedade Brasileira de Dermatologia e de Hansenologia e pela Sociedade Brasileira de Hanselonogia, além de pós-graduação em medicina do trabalho e saúde pública. Trabalhou como médico na construção da Usina Hidrelétrica de Tucuruí-PA, entre os anos de 1982 a 1990, onde se casou com Vânia Oliveira e teve dois filhos, Jade e Renan.

Passou residir em Cuiabá a partir de 1990, onde atuou como médico especialista em dermatologia em medicina e hanseníase em clínica particular e como médico concursado pelo Estado do Mato Grosso e do Município de Cuiabá. Pela Secretaria Municipal de Saúde de Cuiabá, exerceu o cargo de Coordenador da Policlínica do Planalto por mais de 20 anos. E pela Secretaria Estadual de Saúde de Mato Grosso, foi lotado no CERMAC (Centro Estadual de Referência Médica de Alta Complexidade), onde atuou por mais de 10 anos à frente da equipe de especialistas em dermatologia e hanseníase.

Em janeiro de 2017, retornou para a cidade natal, Olímpia-SP, para realizar tratamento de câncer no Hospital do Amor de Barretos-SP. Enquanto esteve residindo em Olímpia, José Luiz colaborou voluntariamente com diversas ações de saúde, entre elas a Campanha Nacional de Prevenção ao Câncer da Pele. José Luiz faleceu em 29 de janeiro 2019, deixando dois filhos e um neto.

ENDEREÇO
Av: Harry Gianecchini, nº 350 - Jardim Toledo
CEP: 15400-403
ATENDIMENTO
Atendimento de Segunda-feira a Sexta-feira das 08h00m as 16h00m
ACOMPANHE
NEWSLETTER
Inscreva-se para receber nossos informativos em seu e-mail
Seta
Copyright Instar - 2006-2020. Todos os direitos reservados - Instar Tecnologia Instar Tecnologia